Escrever para vender
Quando lidamos com textos direcionados para o mercado publicitário, carregamos com ele alguns valores e ideias, mas com um propósito definitivo e alinhado: comercializar seu produto, sua marca e seu serviço.
A escrita, apesar de entrar em certas etapas de defasagem, ainda é a principal ferramenta de persuasão na propaganda, na comunicação, no marketing. Aprimorada e destinada ao público certo, as chances de atingir seus objetivos são maiores.
Desde sua primeira ação até os dias de hoje, passa por uma série de evoluções e técnicas de escritas, servindo para determinados objetivos e finalidades. Um dos principais e mais utilizados, ponto forte da Brasileira Propaganda, é o word mapping.
Mais palavra em inglês?
Por mais que tenha sido desenvolvida pelo mercado internacional, podemos sim traduzi-la. Se trata basicamente de um mapeamento de palavras. Criada por um especialista em marketing estadunidense Eban Pagan, o método consiste em analisar as palavras ditas pelo seu avatar, inseri-las em categorias e a partir disso, elaborar combinações persuasivas entre elas com o objetivo de vender assertivamente.
Passo a passo
As etapas para desempenhar o processo de word mapping são simples e práticas, levando com confiança e segurança sua empresa aos resultados desejáveis, podendo inclusive superar no que diz respeito a comunicação com seus clientes.
Descubra quem é sua persona. Identifique os problemas que eles possuem e visualize uma solução a partir de todas as palavras que são ditas por eles. É um procedimento fundamental para observar como solucionar a dúvida do seu cliente, independente do tipo de serviço que oferte.
Anote e considere todas as palavras que podem funcionar como gatilhos de condução ao seu cliente. Persuadi-lo com uma grande quantidade de palavras, inseridas na base, de acordo com o que seu cliente utiliza para suas finalidades.
Há algumas categorias que devem ser consideradas após mapear as palavras utilizadas pela sua persona. Considerar o impacto de cada uma delas é fundamental para posicioná-las no momento correto, na campanha correta, promovendo o engajamento perfeito. Este impacto é tanto positivo quanto negativo, avaliando a relação emocional, que refletirá na experiência deste usuário.
Mensure, classifique e use
Uma vez que guardar todas as palavras na base de dados, o que é imprescindível no momento de se relacionar com seus clientes e fortalecer a experiência dele com sua marca e produto, a ação de mensurar e analisar o impacto delas a partir de critérios é uma excelente guia de compreensão do poder de cada palavra.
Seja 0 a 10, seja A a F; enfim; o critério classificativo é a escolha. O que realmente importa é, depois que iniciar o uso dessas palavras em cima do perfil do público-alvo, observe de perto toda relação que esses termos terão com eles.
A finalidade pode vir tanto a ser uma chamada para ação, uma comunicação a ser utilizada em sites ou aplicativos destinados a esse público ou até na mídia offline. O que realmente importa é que uma técnica essencial para melhorar o poder de persuasão e vendas no meio digital.