Sabe quando você visita um site, acaba saindo dele pouco tempo depois, mas quando está nas mídias sociais ou na internet, se depara com um anúncio desse site que visitou?
Remarketing é resumidamente, uma forma de alcançar um determinado público que acessou seu site, suas fanpages, seu e-commerce, mas não concluiu uma compra ou deixou um contato.
Foi, para fins de dados, um visitante. Mas que seu tráfego no site, por exemplo, foi o suficiente para permitir que a empresa o conecte mais uma vez, dessa vez, reforçando anúncios.
Benefícios
Primeiramente, a estratégia do remarketing é economicamente vantajosa, porque além do público-alvo direcionado ser mais refinado e, por consequência menor, o retorno é praticamente certo, porque você aumenta a consciência da marca ou empresa no feed desse usuário.
Sem falar da versatilidade de uso da estratégia, que pode ser aplicada tanto via display (feeds e mídias sociais e Google), como também via e-mail.
Como funciona?
Toda campanha de remarketing é gerenciada pelo AdWords e compõem um processo de vendas similar ao mesmo processo de início de qualquer campanha digital no Google.
A partir disso, as campanhas de remarketing trabalham com os usuários que visitaram seu site, inserindo na máquina dos visitantes um cookie ou um pixel de conversão, indo de acordo com predefinições estabelecidas pela campanha.
Essas predefinições vão de acordo com as ações do usuário no site. Por exemplo, se ele não finalizou um formulário que começou, se ele colocou um item no carrinho, mas depois removeu. Os roteiros variam de acordo com o objetivo da campanha.
Como trazer o consumidor de novo?
Apesar de ser uma estratégia facilitadora, ela precisa seguir rigidamente os critérios de escolha de público para funcionar adequadamente. O público deve estar bem escolhido, junto da proposta a ser oferecida. Se há dois ou mais tipos de público que deseja aumentar a consciência de marca, você precisará de dois ou mais tipos de anúncio, por exemplo.
É importante também revalidar a parte visual e toda identidade desses anúncios. Elas devem atender ao tipo de público e como deram suas ações no site. Um anúncio pode ter mais imagens e menos texto, enquanto o outro seria o inverso. Sem falar na necessidade de impactar diretamente o consumidor com chamadas para ação (CTA). Nada muito complexo. Opte pela simplicidade e pelo poder de orientação.
O remarketing é fundamental e muito comum hoje em dia para campanhas bem-sucedidas. Garantem que métricas de conversão aumentem em casos onde você poderia perder o lead. A Brasileira Comunicação ajuda as empresas e trazer esses visitantes de volta ao site, aperfeiçoando a conversão do tráfego.