26/10/2018
Métricas de Vaidade x Métricas de Verdade

Dentro de qualquer processo de marketing digital, as métricas são componentes fundamentais para uma boa estratégia, aplicada aos negócios. Porém, quais dados realmente são os que importam e possuem significado para a análise do impacto da campanha?

 

Métrica: palavra cara?

A métrica nada mais é do que um dado, uma estatística, referente a medição das ações de marketing de uma determinada marca/empresa. Mensurar o desempenho é fundamental para compreender o impacto da ação.

 

Muitos dados, pouca certeza

No entanto, as métricas que são retornadas pelo marketing digital são diversas e, se a pessoa que está analisando-as não discernir corretamente, pode acabar filtrando informações que não trazem verdadeiramente uma representação real do resultado.

Nenhum dado é irrelevante. As métricas, todas elas, são essenciais para gerenciar uma campanha de marketing digital. É importante, porém, entender quais são necessárias e quais se tornam irrelevantes no momento de análise final.

 

Vaidade

As métricas de vaidade não ajudam a mensurar o real desempenho das estratégias de marketing, quando o foco é aumentar o número de vendas, melhorando os negócios. O investimento feito na campanha não foi bem feito e não trouxe resultados aparentes.

As mais comuns são:

– Curtidas e likes;

– Compartilhamentos;

– Seguidores

– Visualizações de fanpage;

– Cliques no anúncio/post.

Reforço que elas não devem ser ignoradas, mas sim, analisadas fora desse contexto de resultados e dados assertivos.

 

Verdade

Também chamadas de métricas de resultado ou KPI’s (Key Performance Indicator), são dados com resultados mais precisos em relação à estratégia de marketing e o investimento feito nela.

Mas antes de saber quais são, é importante estar ciente e desenvolver o objetivo da campanha. Se é pra gerar mais visitas, aumentar oportunidade de vendas, captação de leads, aumentar alcance, tornar a marca conhecida; etc.

A partir disso, basta seguir as métricas de resultados:

– Número de visitantes;

– Ticket Médio;

– Custo de aquisição por cliente (CAC);

– Lifetime Value (LTV);

– Retorno sobre Investimento (ROI);

 

Life o quê?

Pois é, essas métricas podem parecer difíceis de compreender e de executar, mas irei explica-las para mostrar que são mais simples do que parecem, valorizando a importância delas em seus negócios online.

 

Número de visitantes

Esse dado auxilia a compreender a taxa de pessoas que visita seu site, sua fanpage, etc. É uma informação fundamental para compreender o público atingido e que está sendo convertido, impactando diretamente no fluxo de nutrição e conteúdo da campanha.

Lembrando que número de visitantes não é número de visualizações, pois o mesmo usuário pode acessar a página mais de uma vez.

 

Ticket Médio

É a média de quanto cada cliente gasta em um período com seus produtos e serviços. A conta é bem simples:

Ticket = faturamento / número de clientes no período

Tenha sempre em mente o custo médio de seu produto, para facilitar a compreensão dos dados. Se tudo estiver correto, quanto maior o ticket médio, mais os clientes estão gastando.

 

CAC

O Custo de Aquisição por Cliente é uma métrica essencial, pois é ela que identifica, em média, o valor gasto pela empresa para prospectar um cliente novo. O cálculo funciona assim:

CAC = gasto por aquisição de novos clientes (investimento feito em marketing e vendas) / número de clientes adquirido no período.

Via de regra, a média do CAC não pode ultrapassar um terço do preço do produto ou serviço ofertado. É válido também comparar a métrica do CAC com a do Ticket Médio.