Desenvolvimento de sites, seja de dez páginas ou apenas uma landing page, tem como objetivo principal tornar a experiência de navegação do usuário mais fluída, amigável e principalmente propícia à conversão de vendas.
Construir um site “inteligente” requer atenção para alguns pontos cruciais:
O primeiro passo, um dos mais importantes, é definir a qual propósito o site deve atender. O objetivo de um site institucional, não é o mesmo de um site de conversão de leads. Definir o propósito dele vai nortear toda a jornada de criação de layout, textos, e definir quais plug-ins de desenvolvimento são necessários para a programação.
O design, o texto, a funcionalidade; todos os itens para o desenvolvimento deste site devem possuir uma aparência visual simples e informativa: sem exageros que possam comprometer a compreensão das informações dispostas e confundir o raciocínio do usuário.
É importante manter um visual simples, porém funcional, para seu site ter uma velocidade de navegação e interação maior. Um site lento e pesado para navegar desorienta e causa ruído na experiência do usuário.
Tenha em mente o que deseja passar ao seu cliente/usuário no momento que ele entrar no site. Desde a criação de páginas importantes como “Home”, “Quem Somos Nós”, “Produtos”; etc, até o que estará logo no topo da página inicial.
Esse conjunto de informações disponibilizadas logo na primeira linha de leitura do usuário garante uma aproximação mais rápida do objetivo dele. Chamada de “dobra’, o usuário deve ter tanto informações pertinentes quanto botões para chamadas de ação antes dele rolar o mouse para baixo.
Não que seja uma novidade, mas é sempre preciso relembrar da importância do marketing de conteúdo nas empresas. Possuir um espaço onde são postados conteúdos (textos, vídeos, infográficos) é imprescindível para dar ao usuário uma inicial experiência de seu conhecimento e de seus produtos.
Sem falar no poder de persuasão a ser trabalhado dentro das estratégias, como a mais utilizada, o funil de vendas.
A estrutura de um site, com suas informações e atrações ao usuário, deve seguir uma linha de relação entre empresa/marca/produto com os leads/usuários/clientes e pensar na melhor estratégia de comunicação.
A mais recomendada é quebrar uma comunicação mais formal e padronizada, tentando se relacionar com receptores da informação de maneira mais informal e confortável, para passar a impressão ao usuário de que ele não está conversando com uma máquina, mas sim, com pessoas.
Chatbots, atendimento em mídias sociais, WhatsApp. Padronize a forma, utilize a norma gramatical correta mas perceba que um atendimento humanizado pode ultrapassar certas barreiras e receios.