28/01/2019
Chatbot e a revolução do atendimento

Então o futuro será realmente controlado por robôs? Olha, essa é uma dúvida que levanta debates eternos, mas que demonstra o avanço da tecnologia enquanto facilitadora para as pessoas.

Um dos casos recentes, utilizado bastante por marcas e empresas que desejam otimizar e dar praticidade no seu relacionamento com seus clientes, são os chatbots.

Chat o quê?

Chatbot é a função de duas palavras em inglês “chat” (conversa, bate-papo) + bot (robô). Um chatbot, portanto, é um robô que conversa com o cliente.

Essa interação é feita a partir da programação desse dispositivo, onde são criados “protocolos”, que identificam palavras-chaves ou respostas e ao identificar, possuem respostas padronizadas, como em uma espécie de roteiro.

Por exemplo, se um usuário perguntar “Qual seu endereço?”, o chatbot vai analisar a palavra “endereço”, buscar no banco de dados a resposta certa para a solução e enviar para o usuário.

Utilidade do chatbot

A ferramenta possui uma infinita lista de aplicações, por conta da necessidade de hoje em dia, qualquer negócio precisar agilizar e humanizar cada vez mais o atendimento com o cliente, mas sem deixar de lado a facilidade na interação.

Alguns estudos sobre tendências de mercado sugerem que a inteligência artificial estará presente nas estratégias das grandes corporações nas próximas décadas. Isso significa que a tendência é haver menos intervenção humana nos próximos anos em relação ao atendimento. Mas lembre-se, menos intervenção não quer dizer menos interação.

E vale citar também que quem constrói a programação dos chatbots são os seres humanos, a partir de uma série de estudos sobre personas e clientes.

A ideia é oferecer melhores experiências, levando em conta a agilidade, praticidade e redução de recursos. Todas essas tendências fazem parte da evolução tecnológica onde não haverá mais barreira para a informação.

Benefícios

O chatbot pode ajudar o seu negócio ou empresa de muitas maneiras, como por exemplo:

O chatbot já é o futuro. E para você não ficar de fora das novidades do mercado, pesquise e veja como eles podem ser úteis para o seu negócio. Qualquer coisa, fale com a gente que nós ajudamos.