Uma das formas mais eficazes de você aprimorar a sua estratégia de marketing, é realizando testes. A partir deles, é possível verificar os resultados mais assertivos, o que pode ser continuado, reparado e descartado.
Uma das práticas mais utilizadas no marketing digital é o Teste A/B. De maneira simples, você pode utilizar dois testes, alternando detalhes variáveis para no final, verificar o que trouxe mais resultados, de acordo com seu objetivo.
Importante frisar que testes A/B testam apenas uma variável (duas variações) de cada vez com o objetivo de escolher a melhor entre as duas.
Por que testar?
A realização do Teste A/B ajuda a refinar os resultados, trazendo feedbacks mais completos e precisos, justamente por eliminar a necessidade de basear sua estratégia de marketing em suposições.
Onde testar?
O Teste A/B pode ser aplicável em landing pages (páginas de cadastro de possíveis clientes), chamadas para ação em redes sociais e-mail marketing.
Por exemplo, em caso de uma landing page, altere por exemplo, os tipos de oferta que serão comunicados. Além da informação, faça teste visuais e da composição da página.
Em envios de e-mail marketing, o que pode ser variado é o formato desse e-mail. Crie uma peça onde o texto está separado por tópicos e crie outra que o mesmo texto esteja disposto de forma corrida, em um parágrafo só. O retorno dos e-mails propiciará qual modo de leitura mais engajado e que levou a informação de maneira mais compreensível.
Em botões de chamada para ação, os famosos Call-To-Action, pode experimentar o posicionamento e o texto de atração dentro do botão. Além disso, é importante customizar as variáveis no layout do mesmo, pensando na melhor experiência para o usuário.
Como fazer o Teste A/B?
De forma geral, os testes são realizados com o uso de ferramentas especializadas ou programas de automatização de marketing. Talvez o exemplo mais famoso e usado seja o Google Analytics, que é gratuito.
Outra ferramenta bastante utilizada, mas que é paga, é o Ab Tasty, bastante intuitivo e que possibilita o monitoramento de diversas contas de clientes.
Como medir os resultados?
Após a realização dos testes, você já obtém números e indicadores de qual se saiu melhor. Mas, o que levar em consideração na hora de escolher o melhor teste?
Bem, primeiramente, ter apenas um filtro seletor ajuda muito na hora de perceber qual teste se saiu melhor. Por exemplo, se a variável nos testes foi o texto na Chamada para Ação, analise qual teve o maior número de cliques.
Aprendizado A/B
Mais do que um simples teste para determinar qual é o vencedor, o Teste A/B é um enorme indicador de como sua estratégia de marketing está gerando impacto e engajando clientes nas plataformas.
Depois que foi feita a escolha do teste, continue considerando seus resultados e entender como ele vai ajudar sua estratégia a perdurar por mais tempo.
Assim, você evita repetir testes que já foram realizados, pode aprimorar os que deram certo e descartar de vez coisas que já foram provadas como ineficazes. Com isso sua estratégia de marketing estará sempre melhorando!
Dúvidas em como realizar o Teste A/B? Entre em contato conosco, deixe um comentário que nós vamos ajudar você com sua estratégia de marketing.