Vender um produto, uma ideia ou um conceito não é simplesmente negociação e persuasão. Não mais, pelo menos. Em uma sociedade cada vez mais complexa e evolutiva, entender seu modo de consumo é importante para melhorar os atributos de venda da empresa.
A publicidade é o principal caminho para tornar esse processo de venda mais empático e próximo do consumidor, construindo uma relação mais informal e amigável. E é onde o neuromarketing pode ser utilizado.
Afinal, o que é neuromarketing
É a junção da neurociência, da psicologia com o marketing, transformando não só a forma de vender, mas também analisar de maneira inovadora o impacto da publicidade, do design e da comunicação ao cliente, estudando a psicologia do consumo.
Para Roger Dooley, renomado neurocientista americano, o neuromarketing resumidamente é estudar a imagem cerebral do consumidor quando o mesmo responde aos estímulos da publicidade e do marketing. A partir desse estudo, é possível ter maior clareza do desejo do cliente a um produto novo. É engaja-lo ativamente no processo de venda.
O impacto da emoção no consumidor
Envolver as pessoas em uma campanha de marketing através da publicidade ou outro meio de comunicação, utilizando gatilhos emotivos desperta nelas um fator decisivo para a compra: a tomada de decisão. Optar por um ou outro produto ou serviço específico faz parte dessa atitude, que leva em consideração o impacto do neuromarketing. De uma forma ou outra, ela humaniza o comportamento de consumo nas pessoas.
Cientificamente falando…
O neuromarketing, quando bem aplicado, ativa no cérebro a região do Neocórtex, responsável por controlar o raciocínio do ser humano e a sociabilização. Características fundamentais para o processo de tomada de decisão.
Os estímulos provocados pelos meios de comunicação conversam com outras divisões do cérebro: o Reptiliano e o Límbico. Estes são ativados pelos estímulos, passando a informação para a pessoa de que aquele produto ou serviço é importante para a sua sobrevivência, baseado em emoções e memórias.
É mais do que uma simples estratégia de marketing. É um estudo com base científica que visa entender como o ser humano reage aos estímulos de produtos. A partir desse complexo estudo e dos resultados, as estratégias de vendas serão mais eficientes.