O mercado publicitário tem sofrido uma revolução há pelo menos uma década. As campanhas de marketing massificadas que antigamente ficavam restritas a grandes empresas e grandes investimentos, hoje compartilham na Internet o mesmo espaço publicitário com as pequenas e médias empresas.
Mas então? O marketing tradicional não tem mais espaço? Qual vai me trazer os melhores resultados? A realidade é que vai sempre depender dos seus objetivos finais.
Entenda a diferença e saiba qual modelo adotar.
Marketing Tradicional
Como o próprio termo diz, corresponde aos meios tradicionais de se fazer uma campanha de marketing. As aplicações geralmente são feitas em meios de comunicação offline, ou seja, tudo que não está no meio digital.
Televisão, veículos impressos como jornais e revistas, cartazes, outdoors, rádio, etc. Apesar de não utilizar plataformas digitais de veiculação, ainda são formas muito utilizadas no mercado publicitário, pois atingem um grande volume de público e são assertivos no que tange a consolidação e fortalecimento de marca.
Marketing Digital
A principal diferença neste modelo é a aplicação ao mundo digital (sites, redes sociais, blogs, mobile, etc), onde o objetivo é divulgar pesadamente a campanha para determinado produto, serviço e principalmente gerar negócios.
Notoriamente, é um estilo de campanha que ganhou adesão muito depressa, por trazer consigo vantagens excelentes que cabe no orçamento e planejamento de muitas empresas independente do tamanho delas.
Segmentação de público alvo e área de atuação proporcionam um alcance maior e imediato. A mensuração dos resultados das campanhas são mais exatos, sem falar na versatilidade de recursos audiovisuais, além da viralização, especialmente nas mídias sociais.
Não à toa que o modelo de marketing digital está se tornando cada vez mais utilizado, com investimentos pesados das empresas.
Benefícios do marketing digital são o que não faltam e não deixarão de existir, ainda mais em uma época onde a tecnologia aprimora os meios digitais rapidamente e a cada dia surgem novas ferramentas.