25/10/2019
Inbound, outbound ou unbound? Vamos traduzir esses conceitos para você!

O marketing digital tem causado uma verdadeira revolução na relação entre empresas e consumidores. Os termos são um pouco confusos não é? Inbound, outbound e agora o unbound. Mas calma! Apesar das nomenclaturas complicadas, o objetivo é um só: criar estratégias efetivas para aumentar a captação de novos clientes e fazer sua empresa crescer.

O principal diferencial do ambiente digital é que ele permite selecionar de forma muito mais efetiva o perfil do público-alvo. Antes de colocar para rodar anúncios nas redes sociais, ou no Google, você pode detalhar o perfil de pessoas que podem se interessar pelo seu produto: sexo, idade, preferências pessoais. Diferente de um outdoor, por exemplo, que é uma estratégia de MKT tradicional, e que impacta os mais diferentes perfis de pessoas, o MKT digital te permite atingir quem realmente importa. Além disso, com o MKT digital você pode monitorar os resultados em tempo real e corrigir as estratégias para que elas se tornem cada vez mais efetivas. 

Todas as ações que chegam ao consumidor inesperadamente, como anúncios em rádio e TV, uma mala direta, um telefonema de uma empresa que quer vender algum produto, ou mesmo os anúncios em ambientes digitais são chamadas de outbound. Este conceito se refere a qualquer mídia paga e interruptiva.

Já o inbound marketing é um processo que visa alimentar seu potencial cliente com informações relevantes criando um relacionamento com ele que, ao longo de uma estratégia de convencimento, culmine na venda. 

Este processo segue a etapas do funil de vendas, que consiste na atração, conversão, venda e fidelização. Por meio do inbound você cria uma estratégia baseada em informações interessantes. Seu potencial cliente segue sua marca nas redes sociais, por exemplo, porque se identifica com seu conteúdo. 

Em um determinado momento você pode elaborar um e-book. Para ter acesso ao conteúdo ele precisa disponibilize seu e-mail. Pronto! Esse é o ponto de partida para que você estreite essa comunicação. Você vai continuar munindo essa pessoa com conteúdo de qualidade, até que, em determinado momento ele decide adquirir o seu produto. 

Mas, afinal, o que seria o unbound marketing? Ele é a união do outbound, com o inbound. Ou seja, uma estratégia global, baseada em informações de neuromarketing para que seu potencial cliente seja atingido de forma estimulada (anúncios) e orgânica (conteúdo). O unbound permite o fortalecimento de um relacionamento com o cliente, por meio de mídias pagas e também de forma orgânica. Neste último caso, o cliente passa a se relacionar com sua marca porque se interessa pelo seu conteúdo. O unbound é uma estratégia de chegar ao cliente por canais diferentes, tendo o ambiente digital como protagonista. 

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