15/02/2019
E-commerce: do físico ao digital

A maioria das lojas, sejam de pequenos, médios ou grande portes, perceberam em dado momento dos últimos anos que precisava migrar; levar a loja física, existente há mais tempo para o meio digital.

Claro, essa transição deve ocorrer sem que haja a perda da identidade e do nome da marca. Pelo contrário, ela deve ser fortalecida uma vez que está mais acessível aos consumidores.

Mas como aderir ao e-commerce? Como entrar no mercado digital e perceber as diferenças dos negócios, das relações de loja-cliente e em tornar os produtos cada vez mais atraentes?

 

Por que migrar para o digital?

Com o avanço quase diário da tecnologia, o modo de compra ficou mais prático para os consumidores. Hoje, ao invés de se deslocar para a loja, que muitas vezes, está distante de sua casa ou trabalho, a pessoa prefere comprar pela internet.

Pelo computador, pelo celular, pelo tablet. Independente de qual plataforma, o consumidor opta pelo conforto, rapidez e praticidade para fazer as compras. Então, pode ter certeza que o seu potencial cliente está sim na internet.

 

O cliente não desapareceu, só está na internet

A primeira percepção que o comerciante precisa entender é que o seu cliente, o consumidor não sumiu. Ele ainda pode ir na loja uma vez ou outra. Mas ao invés dele vir até você, porque não ir até ele?

A internet e todas as ferramentas ajudam a estreitar essa relação e engajamento, transformando a comunicação de uma maneira contínua, acessível e prática.

 

A loja digital não elimina a física

É importante esclarecer que quando uma empresa de comércio abraça o digital e pensa em criar um e-commerce, não necessariamente precisa deixar a loja física. Muito pelo contrário.

Faz parte de uma boa estratégia de negócios e manter ótimos números de vendas nos dois polos: físico e digital. E um não diminui a quantidade de vendas do outro. Na verdade, as rendas são complementares.

 

Rentabilidade

Cada vez mais, o e-commerce se concretiza como uma estratégia de vendas formidável para o comércio. Hoje em dia, 1 em cada 4 pessoas faz compras pela internet.

Se você tem uma loja e busca aumentar as vendas, a ida para o e-commerce vai ajudar de todas as maneiras a aperfeiçoar os lucros e potencializar seus produtos.