Os e-books vêm dominando a internet quando o assunto é conteúdo instrutivo. Juntamente aos vídeos eles são a melhor forma transmitir um conhecimento rico, ensinando passo a passo e tirando as dúvidas sobre determinado assunto.
Veja 8 dicas que separamos para você criar e-books incríveis!
1. Analise sua persona
A persona é um prensagem fictício que representa seu público alvo. Sendo assim você define o sexo, a idade, os interesses, a faixa de renda, os desejos e muito mais características para facilitar a criação de conteúdo específica para este público.
Pensando nessas características, busque utilizar a linguagem que melhor atingirá esta persona, a diagramação que mais irá agradar e obviamente o tema que irá tirar as maiores dúvidas da persona em relação a área de atuação do seu negócio.
2. Defina o tema do seu e-book com cuidado
Uma dica para definir o tema do seu e-book é utilizar o key word planner. Essa ferramenta te dará ideia de palavras-chave relacionadas ao tema que você quer escrever. Se você escrever, por exemplo, venda de imóveis, ele te dará algumas palavras chaves como:
Como financiar um imóvel ou como escolher um imóvel para comprar.
3. Escolha bem o título
Depois de escolher o tema, pensa em um título que fará com que seu público-alvo baixe o e-book. Chame atenção, desperte curiosidade e prenda o leitor.
É interessante utilizar números e fazer perguntas no título, isto desperta a curiosidade e o interesse.
4. Planeje seu conteúdo
Começar a escrever seu conteúdo sem saber exatamente o que você vai dizer não é uma boa ideia.
Se você não tem um objetivo claro, pode ser que se perca na metade do caminho e não ofereça algo que seja de qualidade. Além disso, você deve se assegurar de cumprir o que prometeu no título.
Por isso, antes de começar, planeje todo seu conteúdo. É interessante criar o sumário antes de escrever o livro. Ele servirá como um guia quanto aos assuntos a serem destrinchados.
5. Busque boas imagens
Para que o leitor tenha uma boa experiência ao ler seu livro digital, você pode utilizar a estratégia de incluir imagens ao longo do eBook. Isso permitirá que o aspecto visual dele seja mais atrativo e que a leitura flua de maneira mais natural.
Para fazê-lo, você mesmo pode tirar as fotos: o lado bom dessa estratégia é que assim não é necessário pagar pelos direitos de imagem.
Outra opção é utilizar páginas que tenham imagens gratuitas, como Pixabay. Mas se você tem dinheiro para investir, pode comprar as fotos em sites como o ShutterStock.
6. Cuide do design do eBook
Além das imagens, você também deve pensar no aspecto visual do seu livro digital de forma geral. As fontes utilizadas, as cores empregadas e a diagramação, tudo isso é muito importante para que o leitor sinta-se atraído! Procure fazer algo sem poluição visual, com um aspecto mais clean. Isto torna a leitura mais agradável e deixa as informações mais organizadas.
7. Revise a gramática e a ortografia
Depois de escrever seu material, é preciso revisá-lo!
Obviamente, você deve verificar se as informações estão corretas e se os dados que você incluiu não estão desatualizados, por exemplo. Mas além do conteúdo, também é preciso se preocupar com a gramática e com a ortografia.
Ninguém gosta de ler um texto cheio de erros, não é mesmo? Além de ser pouco profissional, pode interferir negativamente na leitura ou até mesmo parecer pedante.
Por isso, sempre releia seus textos com atenção. O próprio Word e o Google Docs apontam erros e sugerem mudanças nas redações. Outra dica que pode ajudar muito, é utilizar dicionários como o Aurélio!
8. Priorize a experiência do seu leitor
Um ponto que muitos desconsideram ao escrever livros digitais é a experiência do leitor. Para isso, é necessário levar em conta não apenas o conteúdo, mas principalmente, a facilidade de leitura do eBook.
Em relação a isso, existem vários elementos que devem ser observados:
Como nos blog posts, no eBook você também pode utilizar um Call to Action (chamada para ação), mesmo que de maneira sutil.
Os livros digitais permitem inserir links, e isso oferece a possibilidade de levar o seu leitor a realizar alguma ação, como fazer o download de outro material, ou até mesmo realizar uma compra.
Peça a opinião de outras pessoas
Quando seu conteúdo já estiver pronto, uma boa estratégia é pedir a opinião de outras pessoas a respeito dele.
Você pode solicitar esse favor às pessoas que trabalham com você e também a pessoas que não tenham conhecimento técnico do seu nicho de mercado, o que ajudará a avaliar a experiência delas ao ler seu eBook.
Isso também permitirá saber quais mudanças podem ser feitas para que o seu material seja o mais completo e agradável possível!
E aí, ansioso para lançar o seu e-book na internet e começar a captar leads para seu negócio?
Esperamos ter ajudado!