A Black Friday já se tornou parte da vida dos brasileiros. Bastante popular nos Estados Unidos há décadas, a data ficou conhecida no Brasil há pouco menos de dez anos, quando os consumidores no país passaram a aproveitar os descontos e preços atrativos oferecidos pelas empresas.
Porém, já é possível notar que os consumidores amadureceram suas visões e perspectivas sobre a data. Hoje, apenas descontos não são mais suficientes. O empresário atento a essas mudanças sabe que a Black Friday passou de ser apenas um período de aumento das vendas para o momento de realmente conquistar o cliente.
Mas antes de falar sobre como a data é importante para atrair e fidelizar o cliente, é interessante situá-la no contexto brasileiro.
Quando a Black Friday ainda não era muito popular por aqui, os consumidores no Brasil tinham apenas o Natal como uma data comercial forte. Imagina a situação: as pessoas já com dinheiro em mãos devido ao 13º salário, tinham que aguardar dezembro para ir às compras e encontrar as melhores promoções. Pior ainda é que normalmente o Natal é a época de compras de presentes, mas para os outros: pai, mãe, namorado, colega de trabalho etc.
A Black Friday veio e mudou tudo isso. A data já é pensada pelos brasileiros meses antes. Há todo um planejamento para adquirir o tão sonhado produto ou serviço, que normalmente é comprado para o próprio cliente usufruir, diferentemente dos presentes de Natal.
Portanto, os consumidores passam a pesquisar as opções que desejam, se informam sobre as melhores marcas e se planejam para comprar. E é exatamente por isso que a Black Friday é o momento ideal de conquistar clientes.
Não é na hora da compra que o interesse do consumidor é construído. Essa construção ocorre antes disso, na fase de consideração, e as empresas que entendem a importância disso saem à frente dos concorrentes.
Lembre-se de que não são só os descontos que gerarão interesse. Há diversas ações que devem ser feitas para que seu negócio consiga prosperar aproveitando essa temporada de compras.
Boa confiança e reputação (por meio de retrospecto positivo no Reclame Aqui e avaliações no Facebook, por exemplo), bom sortimento de produtos e/ou serviços, parcerias com marcas para oferecer ainda mais benefícios (cashbacks, cupons de descontos etc), investimento em tecnologias como os aplicativos para promoções e atendimento exclusivos, investimento em marketing multicanal, são algumas das ações que auxiliarão seu negócio a agregar valor à oferta da Black Friday.
Quer ajuda para aproveitar a Black Friday de 2019 e já começar a planejar a de 2020? É só entrar em contato com a nossa equipe que te ajudaremos no planejamento e execução das ações.