9/11/2018
Auto Investimento

Em um mercado profissional cada vez mais exigente, demandando recursos, habilidades e funções novas aos profissionais, adquirir novos conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, é uma necessidade fundamental para uma agência de comunicação se destacar no mercado de comunicação e publicitário.

Ainda há nas agências as delegações próprias a cada colaborador, com sua especialidade e conhecimento específico, que devem ser respeitados. No entanto, pensamos que a partir da prática diária e aplicação desse conhecimento do profissional, por sua graduação, pós ou curso técnico, novas experiências são criadas e precisam ser investigadas com outras perspectivas.

O mercado molda ao longo do tempo suas necessidades. Hoje, pensar em uma estratégia de marketing ou campanha publicitária não engloba mais o básico do digital e nem o básico do off-line: resinificados pela evolução tecnológica, as aplicações mudaram e precisam ser consideradas.

Pensar em trabalhar com criação de sites, aplicativos, chat-bots, big data, machine learning; enfim, a lista é longa e aumenta praticamente a cada dia. Então, como trazer o conhecimento dessas novas ferramentas para sua agência?

 

Material de leitura, referência e biblioteca

Antes de recorrer a cursos, workshops ou outros meios de troca de conhecimentos que impactam no planejamento financeiro da empresa, iniciar pelo básico é um ótimo passo.

Reserve um espaço do ambiente profissional para alocar uma biblioteca e colocar ali material que sirva como apoio e instrução aos seus colaboradores. Para isso, analise quais os conhecimentos que precisam ser constantemente renovados e novos que precisam ser inseridos. Criar esse hábito de leitura entre os colaboradores, troca de conhecimento e livros é um primeiro passo importante.

 

Workshops e palestras internas

Trazer especialistas que possam agregar seu conteúdo, vivência profissional e know-how a empresa é outro processo útil para valorizar a eficiência e o engajamento dos colaboradores.

Seja através de palestras, com apresentação de cases de sucesso, histórias e dicas úteis ou por workshops, testando e viabilizando como essas atividades se aplicam e se ingressam no dia-a-dia da agência, pensando exatamente nos serviços prestados pela mesma.

Workshops externos e grandes eventos

Independente de qual atuação ou setor que uma empresa ou agência responsabiliza, há eventos externos que são muito importantes dentro do calendário dessas áreas.

Seja o RD Summit para o Marketing Digital, os Hack Towns para a área da tecnologia e design, Social Media Week; enfim. A quantidade de eventos, independente do porte, é enorme ao longo do ano e é preciso pensar em participar deles não só para fins de angariar possíveis clientes, fazer prospecção. Mas também com o intuito de trazer novas experiências e ideias para a agência.

Uma empresa de comunicação e marketing digital, uma agência de publicidade, enfim, instituições que prezam pela contínua renovação de conhecimentos e a reciclagem de novas perspectivas, necessitam investir em aprendizado para manter a qualidade dos serviços prestados e concretizar o engajamento de seus colaboradores.