2/11/2018
A importância da Comunicação Organizacional nas empresas

O diálogo e a comunicação são chaves fundamentais para o sucesso de uma empresa, seus produtos e serviços. No entanto, há sempre um foco quase que exclusivo em como se relacionar com os clientes. É importante saber que é importante considerar outros públicos.

E dentro desses outros públicos, está o seu próprio público: os colaboradores de sua empresa. Mas qual o impacto direto dessa ação dentro das organizações?

Engajamento gera resultado

Ter retornos financeiros acima da meta, melhorando o capital de giro e o fluxo de caixa da empresa exige mais do que uma simples estratégia de marketing digital e venda.

Quem irá realizar todo esse processo de construção da estratégia, passando desde o conceito até a execução, são seus colaboradores, que devem sentir parte integral desse processo. Não é, de certo modo, ético desconfigurar a utilidade do colaborador na rotina empresarial.

Sem falar na perca considerável de engajamento que as equipes da organização terão. Os objetivos devem estar alinhados com todos, sem falhas na lógica e na comunicação lateral.

Não é só um holerite

O primeiro passo para estruturar uma comunicação organizacional eficiente é interpretar que o colaborador é muito mais do que uma folha salarial. Não é só o capital financeiro da empresa, mas sim, capital humano e social.

O atendimento dos colaboradores com os clientes funcionando, os prazos sendo cumpridos antes do tempo estimado, o nível de conhecimento aumentando por parte dos mesmos. Alguns dos fatores que promovem uma comunicação interna ágil.

De lado a lado

Claramente, as empresas possuem seus organogramas e sistemas hierárquicos. De cima para baixo é a estrutura comunicacional mais utilizada pelas empresas. Não que seja ruim, mas é importante também notar que o fluxo de informações importantes, troca de conhecimentos e debates podem e devem ocorrer horizontalmente. Seja do mesmo setor/cargo ou não.

Colocar em dia a noção do colaborador com os objetivos, ideais e valores da instituição é uma tarefa mais simples do que parece, através de algumas ações que devem ser planejadas antecipadamente.

Endomarketing e feedback

O Endomarketing ou Endocomunicação é um planejamento comunicacional fundamental para circular e promover a troca de informações entre os colaboradores, pensando em ferramentas que permitam a emissão e recepção dessa mensagem de forma transparente e compreensível.

Lembrando que, por exemplo, o gerente jurídico pode ter mais facilidade em assimilar melhor a informação do que o operário da fábrica, então é importante elaborar uma linha de comunicação que atenda aos dois de forma igual.

Passar feedbacks constantes aos colaboradores é seguramente eficaz para manter o engajamento e, claro, transmitir a eles como o trabalho executado vem sendo analisado e impactado dentro dos objetivos e resultados.

Benefícios

– Alinhar a equipe;

– Valoriza os colaboradores;

– Aumento de competividade da empresa no mercado;

– Melhora o ambiente de trabalho, mais confiante e integrado;

– Evita rumores e informações desencontradas;

Toda empresa precisa de cultura organizacional

É mais amplo do que uma mesa arrumada, papeis jogados no lixo e estações de trabalho devidamente sinalizadas. São valores, ideais e uma transparência para que todos os colaboradores, independente do cargo e do salário que recebe, se sintam confortáveis no ambiente profissional da mesma forma.

Afinal, você não quer que sua empresa peca resultados acima do esperado, competividade no mercado profissional e criando conflitos internos, não é mesmo?